sábado, 24 de janeiro de 2009

A Página Negra do Cristianismo

A Página Negra do Cristianismo
2000 Anos de Crimes, Terror e Repressão

Autor: Enrico Riboni
Tradução: Cassy Besky
Fonte: Realidade

“Acreditar num deus cruel, faz um homem cruel” Thomas Paine

Prefácio

Há cerca de 2000 anos, nascia na Galiléia um fundador de seita, que acabaria crucificado uns

trinta anos mais tarde. Algumas de suas últimas palavras na cruz foram “Dêem-me de beber”. E

só. A seita que ele tinha fundado tornar-se-ia, com o passar dos anos, a maior de todos os

tempos. Ela tomará o poder político dentro do Império Romano, abolirá a liberdade de

religião, depois ajuntará montanhas de cadáveres: os seus membros massacrarão milhões de

“infiéis”, “hereges”, “feiticeiras” e outros, depois se matarão entre eles próprios, levando

a Europa às guerras mais ferozes que ela conheceu. Um passado destes poderia incitar à

modéstia, mas os cristãos reivindicam, pelo contrário, o monopólio da ética. Proclamam que

adoram o Deus único, que deus é “amor”, e se consideram melhores que o resto da humanidade.

Única ideologia capaz de dividir com o comunismo e o nazismo o pódio dedicado às ideologias

mais mortíferas da história humana, o cristianismo mantém-se uma ideologia dominante em

muitos países ocidentais, como o “gendarme do mundo”, os EUA. Chegou a hora de abrir o

“Livro Negro do Cristianismo: 2000 anos de terror, perseguições e repressão”, que resume

algumas das piores atrocidades cometidas em nome dessa ideologia que pretende promover o

amor ao próximo.

Ano um

“Os deuses não estavam mais, e Deus não estava ainda”

O Império Romano garantia a liberdade de culto. O ateísmo e a razão dominavam. É nessa época

que nasce um sujeito que, segundo dizem certos judeus, perdeu o juízo porque leu o Tora

demasiadamente jovem. Ele funda uma seita que visa proibir o culto dos outros deuses, exceto

o seu. O sujeito é finalmente morto, mas a seita se expande com o êxito que se conhece.

O culto da personalidade do fundador da seita atinge, nos cristãos, um nível que mesmo o

estalinismo não conseguirá igualar: o fundador é proclamado “verdadeiro homem e verdadeiro

Deus” (“Deus-Homem”, em linguagem comum). Os que duvidam disso são proclamados imediatamente

hereges, e sofrerão mais tarde os raios da Inquisição. A partir do século IV da nossa era,

começará o assassinato dos não-crentes pelos cristãos.

Anos 50-70

A seita cristã se desenvolve. Textos gregos, escritos por membros da seita fora da Palestina

(“Os evangelhos”) relatam a vida do fundador: nascido duma virgem, que se manterá virgem

mesmo tendo vários outros filhos, ele terá sarado doentes, mas também amaldiçoa uma figueira

que fica instantaneamente seca, e fará precipitar num lago centenas de porcos que lhe não

pertenciam (Nota 1). Este personagem, que defende os pobres mas também afirma que “aqueles

que têm tudo serão louvados, e aqueles que nada têm, o pouco que têm ser-lhe-á retirado”, um

pouco patético quando amaldiçoa uma figueira ou se deixa crucificar, é declarado a

encarnação do “Deus único”. O fato de, segundo os evangelhos “canônicos”, as suas últimas

palavras sobre a cruz terem sido “Dai-me de beber” não parece perturbar os adeptos da seita,

que se expande por todo o Império.

A intolerância religiosa dos cristãos, que visam abertamente, desde o início, impor uma

interdição aos cultos de deuses que não o seu, o qual eles insistem ser o “único Deus”,

começa logo a atrair a atenção da justiça romana, que defende a liberdade de culto, a qual é

um dos pilares dessa sociedade complexa e multicultural que é o Império Romano dos primeiros

séculos da nossa era. A propaganda cristã inverte habilmente a situação. Os condenados pela

justiça romana são declarados “mártires” e os seus restos são venerados nas igrejas,

inventando-se a lenda de eles terem sido executados por terem “recusado a renegar a fé”,

desculpa essa bem melhor do que a verdade nua, que mostra que foram condenados por desordem

e imposição da intolerância religiosa na sociedade multicultural.

Ano 312

Tomada do poder pelos cristãos. No fim duma guerra civil, Constantino toma o poder. Pouco

depois ele se converte oficialmente ao cristianismo, e “autoriza”, num primeiro tempo, o

culto do deus único cristão, pelo Édito de Milão: é o início da perseguição religiosa na

Europa. Pouco a pouco o culto dos outros deuses, exceto o deus cristão, vai sendo proibido.

Os santuários clássicos serão destruídos ou transformados em igrejas cristãs. No fim do

século IV, não haverá mais nenhum templo pagão em toda a bacia do Mediterrâneo.

Ano de 380

O imperador Teodósio proclama oficialmente o Cristianismo a única “Religião de Estado”. Mas

ainda será necessário esperar mais 12 anos para que todos os outros cultos sejam

definitivamente proibidos.

Ano de 389

Teófilo, hoje Santo Teófilo, é nomeado patriarca de Alexandria e inicia imediatamente uma

violenta campanha de destruição de todos os templos e santuários não-cristãos. Tem o apoio

do pio imperador Teodósio. Deve-se a Teófilo a destruição, em Alexandria, dos templos de

Mitríade e de Dionísio. Essa loucura destruidora culmina em 391 com a destruição do templo

de Serapis e da sua biblioteca. As pedras dos santuários destruídos serão usadas para

edificar igrejas para a nova religião única, a cristã.

Em seguida e para demonstrar que ele é capaz de perseguir também cristãos (na medida em que

eles não sejam 100% ortodoxos), Teófilo comanda pessoalmente as tropas que atacam e destroem

os mosteiros que aderiram às idéias de Orígeno, um teólogo cristão que foi declarado herege

porque afirmava que deus era puramente imaterial.

Ano de 389

Pela primeira vez, um chefe cristão dita a um imperador a política a ser seguida: Santo

Ambrósio de Milão levanta-se em plena catedral e, com o sentido de caridade tão particular

aos cristãos, impõe que o imperador anule a ordem que dera ao bispo de Calinicum, sobre o

Eufrates, para que reconstruísse uma sinagoga que ele e a sua congregação tinham destruído.

A Igreja toma partido, assim, desde o princípio, dos incendiários de sinagogas, posição que

continuará a manter até ao ano de 1940.

Início dos anos 390

O piedoso imperador cristão Teodósio interdita progressivamente todos os cultos não

cristãos. Pouco a pouco, os templos não-cristãos são fechados ao culto, as procissões

“pagãs” são proibidas. Esta supressão da liberdade de religião em proveito exclusivo do

cristianismo causa, por vezes, revoltas, como a de 408, em Calama, na Numídia. É nessa época

que acontecem na Germânia as primeiras execuções de hereges, uma bela tradição que a Igreja

desenvolverá com a Inquisição e a perpetuará até 1826.

Ano de 391

Uma multidão de cristãos, guiados por Santo Atanásio e Santo Teófilo, deita abaixo o templo

e a enorme estátua de Serapis, em Alexandria, duas obras-primas da antiguidade. A coleção de

literatura do templo também é igualmente destruída.

Ano de 412

Cirilo, hoje Santo Cirilo, doutor da Igreja, é nomeado bispo de Alexandria e sucede a seu

tio Teófilo. Excita os sentimentos anti-semitas difundidos entre os cristãos da cidade e, à

frente duma multidão de cristãos, incendeia as sinagogas da cidade e faz fugir os judeus. Em

seguida encoraja os cristãos a tomar os bens dos fugitivos, deixados para trás.

Ano de 415

Hepatia, a última grande matemática da Escola de Alexandria, filha de Theon de Alexandria, é

assassinada por uma multidão de monges cristãos, incitados por Cirilo, patriarca de

Alexandria, que será depois canonizado pela Igreja. O motivo dessa ação foi que a brilhante

professora de matemática representava uma ameaça para a difusão do cristianismo pela sua

defesa da Ciência e do Neoplatonismo. O fato de ela ser mulher, muito bela e carismática,

fazia a sua existência ainda mais intolerável aos olhos dos cristãos. A sua morte marcou uma

reviravolta: após o seu assassinato, numerosos pesquisadores e filósofos trocaram Alexandria

pela Índia e pela Pérsia, e Alexandria deixou de ser o grande centro de ensino das ciências

do Mundo Antigo. Além do mais, a Ciência retrocederá no Ocidente e não atingirá de novo um

nível comparável ao da Alexandria antiga senão no início da Revolução Industrial. Os

trabalhos da Escola de Alexandria sobre matemática, física e astronomia serão preservados,

em parte, pelos árabes, persas, indianos e também chineses. O Ocidente, por outro lado,

mergulha no obscurantismo, do qual começará a sair mais de um milênio depois. Em

reconhecimento pelos seus méritos de perseguidor da comunidade científica e dos judeus de

Alexandria, Cirilo será canonizado e promovido a “Doutor da Igreja”, em 1882.

Séculos V a XV

A “Idade Média Cristã”. Aproveitando o desaparecimento das grandes bibliotecas romanas e na

ausência quase total da atividade editorial na Europa, a Igreja obtém, de fato, um monopólio

sobre o conjunto da escrita e da informação. O povo é deixado propositadamente na

ignorância, a leitura da Bíblia é desencorajada mesmo no caso de se ter acesso a um

exemplar. Pouco a pouco, a Igreja impõe o seu domínio sobre a sociedade. A inquisição, o

celibato dos padres (Nota 2), o caráter obrigatório do casamento antes de qualquer relação

sexual, são todas instituições que datam dessa época. É também nessa época que se desenvolve

o que se tornará uma das mais ricas tradições cristãs: queimar pessoas vivas. Cerca de um

milhão de “bruxos” serão torrados durante a Idade Média. As cidades concorrerão para tentar

bater recordes de quantidade de bruxos queimados por ano. O recorde foi estabelecido pela

cidade de Bamberg, sede do episcopado, que conseguiu assar 600 feiticeiros num só ano.

Um grande número de membros da Igreja atual ainda lamenta o fim dessa época, quando a Igreja

dominava totalmente a vida social. Religiosos (e outros) cristãos lembram com saudade a

“espiritualidade” da época, a arte que deu grande ênfase à morte – assunto que sempre

apaixonou os cristãos, e a música envolvente.

Ano de 804

O imperador cristão Carlos Magno converte grande número de saxões, propondo-lhes a seguinte

escolha: converter-se ao catolicismo ou serem decapitados. Vários milhares de cabeças caem,

com a bênção da Igreja: os sacerdotes presentes participam da jogada do imperador.

Século IX

Cisma do Oriente. O patriarca de Constantinopla pretende que se deve utilizar o pão com

levedura para a Eucaristia. O Papa, bispo de Roma, afirma que se deve usar pão sem levedura.

Com base neste problema de capital importância, a cristandade se divide, e os dois

patriarcas, de Roma e de Constantinopla, se excomungam mutuamente. O Cisma vai provocar

mortes até aos anos 90 (guerras nos Balcãs, ex-Iugoslávia, de católicos contra ortodoxos).

Ano de 1182

Os “pogroms” latinos de Constantinopla. Na cidade do piedoso patriarca que come pão

levedado, estabeleceu-se, desde o início de século XII, uma colônia de mercadores “latinos”,

essencialmente originários de Veneza, Gênova, Pisa e Amalfi. Mas essas pessoas têm tudo para

desagradar aos prelados ortodoxos: além de utilizarem o pão sem levedura para a Eucaristia,

fazem o sinal da cruz no sentido errado, da esquerda para a direita e não da direita para a

esquerda! Os popes excitam a população e enfim, nos dias radiosos de maio de 1182, a

multidão guiada pelos popes pega os latinos: vários milhares deles, homens, mulheres e

crianças são trucidados.

Séculos XI e XII

Em face do crescimento da população da Europa, a Igreja propõe um método de controle

populacional “natural”: as cruzadas. O apelo às cruzadas foi lançado em 1095. Em 1099

Jerusalém é “libertada”: logo que as tropas cruzadas entraram na cidade, o governador

muçulmano rendeu-se sob a promessa da população civil ser poupada. Claro, a totalidade da

população (que compreende essencialmente judeus e muçulmanos) é passada pelas armas nas

horas seguintes, mas com o cuidado de antes violentar todas a mulheres e decapitar as

crianças. Estima-se em 70.000 o número de civis massacrados. A última fase do massacre

passa-se nas sinagogas e mesquitas da cidade, onde os habitantes aterrorizados se

refugiaram: pensam que o caráter religioso dos locais possa inspirar os piedosos cruzados à

clemência. Nada disso acontece: os cruzados entram e transformam os locais de culto em

vastas carnificinas. O massacre de milhares de civis amontoados na grande mesquita da

esplanada do templo dura várias horas. “Tudo o que respira” na cidade foi morto, informam

com orgulho os comandantes dos cruzados.

Ano de 1204

A 4a Cruzada fez uma parada em Constantinopla, na época a maior cidade cristã. Mas os

cristãos sabem fazer entre eles o que fazem aos outros: durante três dias, Constantinopla

foi posta a saque, com uma orgia de violências indescritíveis.

Anos de 1208 a 1244

Cruzada dos Albigences: por iniciativa do papa Inocêncio III, uma cruzada é preparada. Em

1209, como alguns “hereges” se haviam misturado com a população de Beziers, o duque Simon de

Monfort deu uma ordem que lhe assegurou a posteridade: “Matem-nos todos, deus reconhecerá os

seus”. Toda a população, homens, mulheres e crianças são passados pelas armas. A Provence e

a região de Toulouse ficam muito despovoadas após essa guerra que é dirigida contra a

população civil, com uma ferocidade sem precedentes desde as invasões bárbaras.

Anos de 1226 a 1270

Luís IX, rei de França. Finalmente um católico, de reputação piedosa e íntegra, ascende à

coroa de França. A Igreja o canoniza em 1290, em reconhecimento de seus méritos que, ninguém

duvida serem excepcionais. De fato, durante o seu reinado, São Luís lança duas cruzadas, que

terminam as duas de modo catastrófico: pouco importa, é a intenção (de matar e de pilhar)

que conta, aos olhos da misericordiosa Igreja católica! No plano interno, São Luís (Nota 3)

faz de modo que a justiça puna de modo sistemático os blasfemeadores: são postos nos

pelourinhos e têm as suas línguas atravessadas por ferros em brasa.

Ano de 1231

Fundação da Inquisição. O Santo Ofício, durante toda a sua história, queimou mais de um

milhão de pessoas, essencialmente hereges, judeus e muçulmanos convertidos e também os

“bruxos”. A última feiticeira será queimada em 1788. O último “herege” chegará à sua vez em

1826. A inquisição e os seus imitadores protestantes queimam também médicos e cientistas,

desde que haja uma oportunidade.

A Igreja nunca se arrependeu dos atos da Inquisição e até garantiu a continuidade histórica

da instituição até aos nossos dias, limitando-se apenas a mudar-lhe o nome: será necessário

esperar que Pio X, em 1906, faça que o “Santo Ofício da Inquisição” seja renomeado como

“Santo Ofício”, e em 1965, para que seja rebatizado como “Congregação para a doutrina da

fé”. Enfim, em 1997, o papa abre os arquivos do Santo Ofício, e historiadores escolhidos a

dedo são autorizados a fazer pesquisas. As estimativas do número total de vítimas da

inquisição são então revistas para cima, havendo um consenso que roda hoje em torno de um

milhão de pessoas executadas, ao qual é necessário acrescentar as inúmeras pessoas

torturadas e com todos os seus bens apreendidos.

Ano de 1251

O papa Inocêncio IV autoriza enfim a inquisição a praticar a tortura. A obtenção das

confissões de culpa é grandemente facilitada. A inquisição pode aplicar, com base em

confissões arrancadas através de tortura, penas indo duma simples oração ou dum jejum até à

confiscação dos bens e mesmo prisão perpétua. Mas ela não pode condenar à morte. Com a

subtileza característica da Igreja católica, a inquisição podia “passar” um herege para a

justiça comum, que o levará à morte na fogueira, com base na confissão obtida pela Igreja,

mesmo com tortura. Essa subtilidade permitirá à Igreja afirmar que ela nunca matou

ninguém...

Anos 1347 a 1354

Em toda a Europa reina a Morte Negra, a primeira grande epidemia de peste no continente. Os

prelados católicos logo descobriram os culpados: os judeus teriam envenenado os poços de

água. Esse boato espalha-se por toda a Europa e inúmeros “pogroms” acontecem. Na Alemanha

contam-se 350 comunidades judias totalmente destruídas pelos “pogroms” nesse período. Na

Itália, em Milão, as autoridades civis e eclesiásticas, depois de terem executado no

braseiro os “untori” judeus, inauguraram uma coluna comemorativa para lembrar o seu feito.

Essa coluna passou à História com o nome de “Coluna infame”, quando, no século XIX, o

romancista Manzoni teve, em primeira mão, a coragem de denunciar esse monumento à perversão

religiosa.

Ano de 1483

Tomás de Torquemada é nomeado Grande Inquisidor de Castela. Esse monge dominicano (Nota 4)

faz uma ampla utilização da tortura e da confiscação dos bens das vítimas. Estima-se em

20.000 o número de pessoas queimadas durante o seu mandato.

Ano de 1487

Dois monges dominicanos alemães, Jacob Sprenger e Heinrich Institoris publicam o “Malleus

Malleficarum”: trata-se dum espesso volume de 400 páginas que é um guia (claro que aprovado

pela hierarquia católica) de caça às bruxas. Lá se pode aprender a identificá-las (p. ex. se

uma mulher acariciar um gato preto e a centenas de metros alguém se sentir mal, etc), a

torturá-las para as fazer confessar, e como os inquisidores podem se absolver mutuamente,

depois duma sessão de tortura. A obra afirma também que negar a existência da feitiçaria é

uma heresia muito grave, passível de morte na fogueira. Durante dois séculos e meio, na

Alemanha, depois da publicação do Malleus Malleficarum, negar a bruxaria podia levar ao

braseiro. O manual foi um “best-seller”...

Ano de 1492

O rei “muito católico” e a rainha “muito católica” (títulos dados pelo papa em pessoa!) de

Espanha, expulsam os judeus. Eles podem escolher se converter, para então poderem ser

justiçados pela inquisição (que queimará grande número deles) ou partir. Mais de 160.000

judeus saíram da Espanha. A hierarquia católica não fica indiferente a essa medida duma

crueldade assustadora: ela aprova a medida, e o papa encoraja os outros soberanos europeus a

se inspirarem no exemplo espanhol. Em toda a Europa os padres católicos se mobilizam para

obrigar os governos a proibir a entrada dos judeus expulsos.

Os judeus que escolheram se converter são perseguidos pela inquisição com uma impressionante

determinação: até ao século XVIII, far-se-á o “Teste da banha de porco” aos judeus

convertidos e seus descendentes: uma salada com pedaços de carne e banha de porco é

apresentada ao “convertido”. Se for notado que ele não comeu a carne suína, será queimado

como “falso convertido”. Esse método será também aplicado aos muçulmanos e seus

descendentes.

Se a expulsão dos judeus de Espanha foi a maior do gênero registrada na História, não foi a

primeira. Na França, os prelados católicos tinham já conseguido a expulsão dos judeus em

1306, e que foi logo revogada, antes de ser confirmada em 1394. A Inglaterra já tinha

procedido à expulsão em 1290. Em 1496, Portugal imita o seu poderoso vizinho, expulsando

também os judeus.

Ano de 1493

O primeiro índio da América no paraíso. Quando Cristóvão Colombo, que teve o cuidado de

levar um monge nas bagagens, chega à América, encontra os índios que descreverá como gente

amigável e solícita. Prende 12 deles e os leva para Espanha. À chegada, um deles fica

doente: antes da sua morte, é batizado rapidamente, o que permite a corte dos muito

católicos reis exultar, porque um indígena do Novo Mundo acabava de entrar no paraíso

cristão. Esta triste história marcará o início da trágica cristianização dos índios

americanos, onde os episódios dos redutos do Paraguai e as perseguições aos índios Pueblo

serão alguns dos mais trágicos.

Ano de 1499

Acontece neste ano o maior “auto da fé” que a História registra. Em um só auto de fé, o

inquisidor Diego Rodrigues Lucero queima vivos nada menos que 107 judeus convertidos ao

cristianismo, em Córdova.

Século XVI

O drama dos castrados. A Igreja, que tinha proibido que mulheres cantassem no coral das

igrejas, enfrenta um problema trágico: como não torturar os ouvidos dos piedosos prelados de

cristo, privando-os das vozes sopranas, tão importantes nos coros para louvar o amor a deus?

Uma solução bárbara é encontrada: castrar jovens meninos cuja voz tenha sido considerada

bela. Nos corais da Santa Igreja católica não faltarão assim nunca os sopranos e

contraltos...

Esta prática bárbara só terminará em 1878, por ordem do Papa Leão XIII. Mas é mantida ainda

durante o século XIX, a ponto de Rossini, quando ele compôs a “Pequena missa solene”;

escreveu, com naturalidade, que serão suficientes para executá-la “um piano e uma dúzia de

cantores dos três sexos, homens, mulheres e castrados”.

Ano de 1506

“Pogrom” de Lisboa: 3000 judeus são trucidados pelos piedosos católicos, incitados pelos

prelados.

Século XVI

Júlio II della Rovere, papa. Hábil chefe militar, veste uma armadura durante a missa, quando

um monge insolente lhe diz que o traje não é conveniente. “Quando se trata de conquistar

terras, deus não faz questão do traje, mas da fé do seu servidor”, lhe responde, passando

assim à História. Deus lhe permitiu, de fato, conquistar a cidade de Bolonha, que foi, como

deveria, posta a saque.

Ano de 1521

Inspirado pelo Espírito Santo, que aparentemente não tinha o que fazer, um monge alemão,

Martin Luther, traduz do latim o “Novo Testamento”, em algumas semanas. O diabo acaba de o

tentar: Lutero não encontra coisa melhor a fazer do que lançar sobre ele um tinteiro, que

suja a parede. Essa mancha está religiosamente preservada para os turistas do castelo de

Wartburg.

O acontecimento pareceria insignificante. Mas não é, pois ele inaugura o maior cisma da

cristandade: durante os séculos seguintes, os cristãos vão se massacrar mutuamente ainda com

mais entusiasmo do que quando eles matavam e queimavam os não-cristãos, os hereges, as

bruxas, os judeus e muçulmanos convertidos, etc.

Lutero escreverá e dirá diversas vezes que era necessário queimar as sinagogas e escorraçar

os judeus das cidades: ele se situa assim dentro da tradição dos pais da Igreja católica, e

que será mantida até ao século XIX pela inquisição e depois no século XX pelos camisas

castanhas (seguidores de Mussolini).

Ano de 1527

Saque de Roma. Os soldados protestantes massacram a totalidade da população de Roma, umas

40.000 almas, e pilham a cidade. O papa é salvo pelos guardas suíços. Ele se fecha com eles

no Castelo de Santo Ângelo, enquanto a população é massacrada. Ele passou um grande medo. Os

suíços ganham assim uma fama profissional no estrangeiro, o que se perpetua até hoje.

Ano de 1553

Calvino, que condena os excessos da Igreja Católica, faz decapitar o livre-pensador e médico

Michel Servet, que havia descoberto a circulação sanguínea. Esse é somente um dos 15 hereges

que o reformador fez executar durante a sua ditadura sobre Genebra.

Calvino tem um papel muito ativo na prisão e depois na condenação à morte de Michel Servet.

Primeiro ele troca correspondência com ele e depois que o médico, fugindo da inquisição,

chega a Genebra, manda-o prender. Calvino havia dito a seu amigo, o reformador Farel, que se

Servet entrasse em Genebra, de lá não sairia vivo. Ele manteve a sua promessa e interveio

pessoalmente no julgamento pedindo a sua execução. A única clemência dada a Servet foi de

ser decapitado em vez de queimado vivo.

Ano de 1571

A invenção da imprensa permite que um número crescente de pessoas se informe. A Igreja reage

criando o Índex (Index Additus Librorum Prohibitorum): essa instituição editava regularmente

a lista dos livros proibidos. A última edição do Índex foi publicada em 1961.

Anos de 1566 a 1572

Pio V, papa. Este santo da Igreja católica vangloria-se publicamente diversas vezes de ter,

durante a sua carreira de inquisidor, colocado fogo com suas próprias mãos em mais de 100

fogueiras de hereges que ele mesmo acusara, confundira e condenara.

Publica também uma nova edição do catecismo oficial da Igreja, no qual o amor ao próximo e a

misericórdia ocupam um lugar importante.

Anos de 1547 a 1593

Guerras de religião na França. As subseitas cristãs entregam-se a uma guerra civil sem

perdão, interrompida por diversas pazes e tréguas temporárias. Durante uma delas, teve lugar

o massacre de 20.000 protestantes, homens, mulheres e crianças, numa só noite, a tristemente

célebre Noite de S. Bartolomeu (1572).

Fim do século XVI até ao início do século XVIII

Conversão forçada dos índios Pueblo. Subindo pela costa do golfo do México, os exploradores

espanhóis, sempre acompanhados de monges e padres, entram em contato com a tribo dos Pueblo,

no território que hoje pertence ao estado americano do Novo México: diferentes dos índios

nômades das planícies do Norte e doutros indígenas mais combativos que os espanhóis

encontraram no México e na América do Sul, os índios Pueblo vivem em aldeias (los pueblos)

de casas de tijolos com 2 ou 3 andares, são pacíficos e praticam a agricultura. Seguem uma

religião na qual se venera o “Pai do Céu” e a “Terra Mãe”, temem os demônios (os

Skinnwalkers) que andam pela crista das montanhas ao pôr do sol, veneram os corvos como

reencarnação dos seus antepassados. Eles têm também um rico templo de deuses semelhantes aos

dos gregos, sendo o seu deus principal a mulher-aranha. As cerimônias são celebradas em

pequenas igrejas familiares, as Kivas. Estes pacíficos agricultores logo se tornam objeto de

atenção dos padres espanhóis, impacientes por substituir o culto do Pai Céu e da Mãe Terra

por aquele de cujo deus se bebe o sangue durante as cerimônias: os pajés índios são acusados

de bruxaria e executados. As Kivas são destruídas pelos militares hispânicos. Os cultos

religiosos tradicionais são proibidos, sob pena de mutilação. Índios surpreendidos a

celebrar uma cerimônia tradicional terão um braço ou um pé cortados. Apesar disso tudo,

alguns índios continuarão a fazer os seus cultos, em segredo e à noite. Os padres católicos

usarão esse fato nos seus sermões e que os índios ainda hoje citam com amargura: os padres

diziam que a religião dos índios era a das trevas, pois era sempre à noite, enquanto que o

cristianismo era a religião da luz, pois se come a carne e se bebe o sangue do deus cristão

em pleno dia. Diversas revoltas sangrentas pontuam a cristianização dos Pueblo. Essa

perseguição religiosa só cessará depois da anexação do território pelos EUA, em 1847.

Ano de 1600

Giordano Bruno é queimado vivo em Roma, condenado por heresia. Ele havia ousado definir o

Universo como infinito e admitido a hipótese da existência de formas de vida fora da Terra.

Era demais para a Igreja. Depois de 8 anos de processo, durante os quais lhe são arrancadas

confissões, sob tortura, ele é condenado à morte como “herege obstinado e ímpio”. Ele se

defende tentando mostrar que as suas idéias não estão em contradição com as doutrinas

cristãs, mas em vão. Ele foi queimado vivo, em público, em Roma, no Campo dei Fiori. Tiveram

o cuidado de lhe cortar a língua antes de o enviar ao local da execução, para evitar todo o

risco de que as suas palavras emocionassem a multidão que veio assistir ao espetáculo. O seu

principal acusador, o cardeal Bellarmino, será mais tarde canonizado e, em 1930, proclamado

“Doutor da Igreja”.

É interessante notar que, no caso de Galileu, a Igreja católica expressou o seu

arrependimento no fim do séc. XX, com a sua reabilitação em 1992, nunca se arrependerá da

execução de Bruno. Pelo contrário, ela se opôs com veemência à instalação duma estátua de

Giordano Bruno, em 1889. Em 1929, o papa pediu a Mussolini para que destruísse essa estátua,

antes de canonizar e depois nomear “Doutor da igreja” o cardeal Roberto Bellarmino, acusador

de Giordano Bruno.

Ano de 1609

Expulsão dos mouros de Espanha. Depois da expulsão dos judeus de Espanha, a inquisição se

aborrecia um pouco nesse belo país. Lança então a caça aos “morescos”, os árabes convertidos

ao cristianismo. Há a suspeita de serem falsos convertidos e são executados todos os que se

recusam a beber vinho ou comer carne de porco, ou que sejam limpos demais. Com efeito, o

Islamismo, contrariamente ao cristianismo, prescreve lavagens periódicas. A higiene nunca

foi tão perigosa como no séc. XVI em Espanha! Enfim, em 1609, temendo talvez ter deixado

passar alguns falsos convertidos, a inquisição consegue do rei a expulsão dos “morescos”

para o Norte da África. O número dos expulsos é mal conhecido: as estimativas variam entre

300.000 e 3.000.000. Os expulsos chegam a terras islâmicas, onde o Corão prevê a pena de

morte para os que renegaram Mahomé...

Ano de 1633

Processo de Galileu. Por ter duvidado da teoria geocêntrica de Ptolomeu, (que, diga-se de

passagem, não era cristão), Galileo Galilei é obrigado a retratar-se: são-lhe mostrados os

instrumentos de tortura que seriam usados se ele insistisse. O processo de Galileu só foi

reaberto para revisão pelo papa João Paulo II, e Galileu é reabilitado em 1992.

As suas obras já tinham sido colocadas no Índex em 1616. Passará o resto da sua vida

confinado na sua casa (prisão domiciliar). Foi a sua reputação internacional de cientista

que lhe evitou conseqüências mais graves.

Anos de 1618 a 1648

Guerra dos 30 anos. Os muito católicos reis de Habsbourg forçam a conversão dos seus

súbditos protestantes da Boêmia, iniciando a maior guerra que o continente europeu tinha

conhecido. A população da Alemanha é reduzida à metade. Numerosas cidades são devastadas.

Epidemias de peste assolam toda a Europa Central, desde a Lombardia à Prússia.

Trata-se realmente duma guerra religiosa, embora as igrejas tenham tentado fazer crer que se

tratava dum conflito político: a guerra iniciou-se por conflitos religiosos e pela ação de

reis estrangeiros, como Gustavo II da Suécia, que intervieram por razões de convicção

religiosa. O caso de Gustavo II é particularmente significativo, pois obrigava seus soldados

a cantar canções religiosas todas as noites, embora eles fossem uns terríveis saqueadores. O

exército sueco ganhou o título de “Schrecken des Krieges” pela população alemã, que teme a

pilhagem dos suecos ainda mais do que as feitas pelos exércitos dos Habsbourg.

Segunda metade do séc. XVIII

O assunto das reduções do Paraguai. Este caso é particularmente interessante, pois aqui os

católicos se massacram e se excomungam entre eles. Os jesuítas haviam estabelecido no

Paraguai um pequeno império particular feito de reduções (redutos), ou seja, pequenas

aldeias fortificadas na floresta, onde viviam os índios convertidos ao cristianismo, mas uma

correção das fronteiras coloca alguns desses redutos em território português. Ora, Portugal,

país católico e cristão, mantém na época a tradição da escravatura: os portugueses pensam

então roubar aos jesuítas os índios para depois vendê-los como escravos.

O papa intervém, excomunga os jesuítas das reduções. Depois, um exército, com os canhões e

espadas benzidas pelos padres de serviço, ataca as reduções, massacra os jesuítas e toma os

índios como escravos. Um Te Deum solene celebra a vitória, como deve.

Pouco depois o papa interdita a ordem dos jesuítas, culpada de ser muito inteligente e

racional, e sobretudo de não ter servido com lealdade a família de Bourbon, reis de França e

de Espanha, monarcas absolutos e grandes amigos da Igreja católica.

Ano de 1766

Em pleno século das luzes, um jovem de 19 anos, o Cavaleiro de la Barre, passa “a vinte

passos duma procissão, sem tirar o chapéu”. É preso e torturado. Finalmente é decapitado

depois de lhe terem cortado a língua. O seu corpo é depois colocado sobre uma fogueira e

queimado junto com um exemplar do Dicionário Filosófico de Voltaire, diante duma multidão

entusiasmada.

Ano de 1788

No Cantão de Glaris, na Suíça, a última bruxa foi queimada.

Esta execução da Inquisição não foi a última, e continuará queimando hereges até 1826.

Ano de 1793

Kant, professor de Filosofia em Konigsberg e estrela internacional da filosofia moderna,

depois da publicação da “Crítica da Razão Pura”, publica “A religião nos limites da Razão”,

onde ele coloca as doutrinas cristãs à prova do raciocínio e do “imperativo categórico”. É

demais para os piedosos reis da Prússia, que empurrados pelos prelados protestantes,

intervém e Kant é forçado a retratar-se publicamente, sob pena de perder imediatamente o seu

posto na universidade de Konigsberg. Todos os professores universitários são obrigados a

assinar, sob pena de dispensa imediata, um documento onde prometem não citar os ensinamentos

de Kant com relação à religião. Como no caso de Galileu, a fama internacional de Kant o

salva de conseqüências mais severas. Kant ainda pensa em se exilar, mas neste fim de século,

há poucos céus clementes para pensadores que ousaram criticar aspectos da ideologia cristã.

Assim acabará os seus dias em Konigsberg.

Ano de 1826

O último herege é queimado vivo pela inquisição espanhola. Uma rica tradição cristã termina.

Daí para a frente, a Igreja recorrerá a meios mais sutis para matar, como proibir a

assistência a mulheres que devem abortar, sabotando o planejamento familiar nos países

pobres, proibindo os preservativos como modo de lutar contra a Aids-Sida, etc.

Ano de 1847

Guerra do Sonderbund. A Suíça é dilacerada por uma guerra religiosa. Os cantões católicos,

cujos governos estão muito influenciados pelos conselheiros jesuítas, fundam uma aliança

militar, o Sonderbund, que exige a anexação aos cantões católicos de regiões

majoritariamente protestantes. Chamam os monarcas católicos da Áustria em seu auxílio,

depois iniciam as hostilidades. Somente uma vitória rápida das tropas federais/protestantes

permitiu evitar uma intervenção austríaca, que levaria a um conflito de extensão européia.

Os protestantes, por seu lado, encetam uma feroz “Caça aos católicos”, nos campos de

Genebra.

Os jesuítas, considerados responsáveis pela guerra, são expulsos da Suíça, e essa expulsão

valerá até 1970.

Ano de 1848

A população de Roma revolta-se contra a ditadura papal. O papa é expulso. Volta ao poder em

1849, devido à ação das tropas francesas enviadas por Luís Napoleão Bonaparte, presidente da

república francesa. Os opositores são fuzilados. O Estado da Igreja volta a ser uma

monarquia absoluta, cujo soberano é o papa.

Ano de 1871

O papa excomunga todo aquele que participar de qualquer eleição do estado italiano, que é

classificado como “diabólico”, porque retirou aos papas o seu poder temporal. Essa sentença

de excomunhão automática não impedirá o papa de abençoar, alguns anos depois, a fundação do

“Partito populare”, de inspiração católica e fundado por um padre.

Ano de 1881

Os “Pogroms” russos começam. Incitados pelos prelados ortodoxos, que difundiram um boato que

o Czar Alexandre II teria sido assassinado por um judeu, multidões se juntam em mais de 200

cidades russas e destroem os bens dos judeus. Os pogroms tornar-se-ão comuns na piedosa

Rússia Czarista, sobretudo entre 1908 e 1917. O mais violento dentre eles teve lugar em

Kishinev, em 1913: as autoridades civis e religiosas da cidade incitam a multidão que ataca

violentamente os judeus. Durante dois dias a multidão mata 45 judeus, fere 600 e pilha 1500

casas. Claro que os responsáveis (popes e políticos) nunca serão incomodados pela justiça.

Ano de 1889

Numa Roma livre do jugo papal, no dia 9 de junho, é inaugurada a estátua de Giordano Bruno,

no Campo das Flores. O papa Leão XIII, sofredor, passará o dia todo de jejum aos pés da

estátua de S. Pedro. A imprensa católica dispara: fala de “orgia satânica”, descrevendo a

manifestação da inauguração, o “triunfo da sinagoga, dos arquibandidos da Maçonaria, dos

chefes do liberalismo demagógico”, “o máximo da ignorância e da malignidade anti-clerical”.

Anos de 1918 a 1945

Os anos do compromisso. A Igreja católica apóia ativamente o crescimento dos totalitarismos

na Europa. Na Áustria, o seu apoio ao Austro-Fascismo é total. Na Itália, ela assina com o

regime fascista uma concordata que faz do catolicismo a religião de estado: os italianos

podem de novo votar sem serem excomungados, pena que isso de pouco serve em período de

ditadura. A Igreja sacrifica em grande parte as suas próprias associações: todas, exceto a

Ação Católica, devem integrar as organizações fascistas. O Vaticano promete a Mussolini de

fazer com que a Ação Católica não se deixe tentar por ações antifascistas.

Em 1929, Mussolini, depois de ter assinado a concordata dita “Patti Lateranensi”, é

qualificado pelo papa como “o homem da providência”. Em 1932, o ditador recebe das mãos do

papa a Ordem da Espora de Ouro, que é a mais alta distinção concedida pelo Estado do

Vaticano.

Essa bela harmonia vai resistir mesmo ao momento de tensão causado pela estátua de Giordano

Bruno. O papa aproveita a concordata para pedir ao seu amigo ditador que destrua a estátua

erigida em 1889. O ditador, que tem um filho com o nome de Bruno, toma a defesa do

livre-pensador e declara à Câmara de Deputados que “A estátua de Giordano Bruno, melancólica

como o destino desse monge, ficará onde ela está. Tenho a impressão que seria se encarniçar

contra esse filósofo que, se equivocado e persistiu no erro, no entanto já pagou”. Para

mostrar que não se arrepende de nada a Igreja canoniza então Roberto Bellarmino, o acusador

de G. Bruno, nomeando-o “Doutor da Igreja”.

Na Alemanha, em janeiro de 1933, o Zentrum, partido católico, cujo líder é um prelado

católico (Pralat Kaas), vota plenos poderes para Hitler: este último pode assim atingir a

maioria de dois terços necessária para suspender os direitos garantidos pela Constituição.

Com uma caridade toda cristã, o bom prelado aceita também fechar os olhos para os

discutíveis processos nazistas, como a prisão dos deputados comunistas antes da votação.

Depois a Igreja começa a negociar uma nova concordata com a Alemanha: nesse cenário, ela

sacrifica o Zentrum, então o único partido significativo que os nazistas não tinham

proibido. Na realidade ele tinha-o ajudado a chegar ao poder. Em 5 de julho de 1933, o

Zentrum se dissolve sob solicitação da hierarquia católica, deixando o caminho livre para o

NSDAP de Hitler, então partido único.

Hitler declara-se católico no “Mein Kampf”, o livro onde ele anuncia o seu programa

político. Também afirma que está convencido ser ele um “instrumento de deus”. A Igreja

católica nunca colocou no seu Índex o “Mein Kampf”, mesmo antes da ascensão de Hitler ao

poder. Podemos acreditar que o programa anti-semita do futuro chanceler não desagradava à

Igreja. Hitler mostrará o seu reconhecimento tornando obrigatória uma prece a Jesus nas

escolas públicas alemãs e reintroduzindo a frase “Gott mit uns” (Deus está conosco) nos

uniformes do exército alemão.

Em 1938, as SS e SA organizam a “Noite de Cristal”: com trajes civis, os milicianos nazistas

atacam sinagogas e lojas pertencentes a judeus. A população alemã está horrorizada e

aterrorizada. O bispo de Freiburg, monsenhor Gröber, declara então, em resposta às perguntas

sobre as leis racistas e os pogroms da noite de cristal: “Não podemos recusar a ninguém o

direito de salvaguardar a pureza da sua raça e de elaborar medidas necessárias a esse fim”.

Na Espanha, um general tenta um golpe de estado militar, que aborta mas degenera em guerra

civil. A Igreja o apóia, padres e bispos benzem os canhões de Franco, celebram com muita

pompa Te Deum pelas suas vitórias contra o governo republicano legítimo. A guerra faz mais

de um milhão de mortos, e Franco fuzila todos os prisioneiros. Franco se mostrará

reconhecido por seus piedosos aliados, nomeando diversos membros da Opus Dei para o seu

governo. A influência da Opus Dei crescerá ao longo da ditadura franquista, ao ponto de se

chegar a mais de metade dos ministros serem membros dessa venerável instituição católica.

Na França, a Igreja declara, desde 1940, que “Petain é a França”: ela prefere de fato o

Trabalho-Família-Pátria do estado francês às Liberté-Égalité-Fraternité da República, que

sempre a horrorizaram.

Durante a 2a guerra mundial, o Vaticano estava ciente do extermínio dos judeus pelos

nazistas. Saber-se-á, após a guerra, que o papa diversas vezes esteve para fazer um

pronunciamento público, mas que finalmente se absteve essencialmente pela sua comunistofobia

e achando que uma vitória russa seria “pior”. No entanto ele chorou em 1942, junto às ruínas

de Roma, bombardeada pelos aliados. Também ele se esquece de mencionar que o seu aliado

político Mussolini tinha solicitado a Hitler para ter “a honra de participar dos

bombardeamentos sobre Londres”, é verdade que o papa não habitava em Londres...

Ano de 1948

O papa declara que todo aquele que votar nos comunistas ou que ajudar esse partido de

qualquer maneira será automaticamente excomungado. Essa medida divide as famílias, provoca

exclusões socialmente intoleráveis para muitos e obriga à clandestinidade de numerosos

comunistas nas zonas rurais.

Os curas italianos apressaram-se a traduzir essa decisão em fatos, e pedem que as suas

ovelhas votem no grande partido anticomunista (DC – Democrazia Cristiana). O partido DC

vai-se afundar logo em seguida na corrupção generalizada nos anos 90.

Ano de 1961

Última edição do índex (Índex Additus Librorum Prohibitorum), que cita como autores cujas

obras são proibidas de leitura pelos católicos entre outros: Jean-Paul Sartre, Alberto

Moravia, André Gide.

Anos 80

Depois de um período de aparente liberalização, o papa João Paulo II chega à cabeça da maior

seita do mundo e rende-se às mais terríveis tradições da Igreja.

A sua condenação do preservativo, como modo de luta contra a Aids-Sida, provoca um grande

número de mortos, difícil de estimar. Pratica uma política ativa de sabotagem às medidas de

controle da natalidade no terceiro mundo. As conseqüências são difíceis de contabilizar, mas

podem ser medidas em termos de fome, miséria, criminalidade e falta de assistência médica

nos continentes mais pobres – América do Sul e África.

Na sua caça aos hereges, o papa suspende “A divinis”, dois teólogos alemães que tinham

ousado duvidar, um da infalibilidade papal, e outro da imaculada concepção de Maria. (Nota

5)

Anos 90: guerras de religião na Iugoslávia

A Iugoslávia era, nos anos 80, uma das terras favoritas para férias balneares dos europeus.

A publicidade iugoslava da época vendia o caráter multireligioso do país como um argumento

turístico, pois se podia ver em Mostar e em outras belas cidades as mesquitas e as igrejas

lado a lado. Mas o país se afundou numa série de guerras civis que se querem descrever como

guerras “étnicas”, quando na verdade se tratam de guerras religiosas. O caso da guerra da

Croácia é o mais flagrante. Sérvios e croatas têm a mesma origem étnica e até a mesma

língua, o Croata-servo. O mais irônico é que o croata-servo (servo-croata, escrito em

caracteres latinos), é hoje a língua oficial dos soldados do exército Iugoslavo que combateu

em Kosovo contra a OTAN, depois de ter lutado contra os croatas no início dos anos 90. Mas a

religião separa os croatas dos Sérvios: os croatas foram cristianizados por Roma e são

católicos. Os sérvios foram cristianizados pelos bizantinos e são ortodoxos. Quando

Milosevitch começa a agitar o espectro da “Grande Sérvia”, a Croácia declara a

independência. Imediatamente o Vaticano e a R. F. da Alemanha, cujo chanceler se declarava

um católico convicto, reconhecem a Croácia católica como estado independente. O Vaticano

mandou para todo o mundo anúncios para que os países reconhecessem o novo estado católico. O

papa multiplica os apelos, as preces e as missas pela independência da Croácia. Durante esse

tempo, o ditador croata, antigo oficial superior do regime comunista e também católico

praticante, deu férias para todos os seus funcionários ortodoxos, isto é, sérvios. Depois

escolheu como bandeira nacional a antiga insígnia dos Oustachis, que entre 1940 e 44 tinham

praticado um genocídio de cerca de 600.000 sérvios. A guerra civil iniciou-se.

Finalmente termina essa guerra, e o papa beatifica o cardeal Stepinac que havia qualificado

Ante Palevitc, o ditador Oustachi durante a ocupação de 1940/44, de “Dom de deus”, para a

Croácia e o havia apoiado ativamente.

A guerra da Iugoslávia continuou depois na Bósnia, onde os membros dos três grupos

religiosos (ortodoxos, muçulmanos e católicos) se enfrentaram em uma série de combates

triangulares, tendo a população civil como a principal vítima. Depois a guerra passou para o

Kosovo, província agrícola sem interesse estratégico, e todos sabemos o que se passou.

As guerras da Iugoslávia são um caso emblemático da catastrófica intolerância que é típica

das religiões “reveladas”: as comunidades religiosas se enfrentam, neste final de século, em

nome de religiões que elas receberam dos acasos da expansão dos diversos impérios (Romano,

Bizantino e Otomano) desde a idade-média.

Notas do Tradutor:

1 Que falta de conhecimentos sanitários!

2 Para evitar problemas de herança, dos bens da Igreja.

3 ...do Maranhão, é esse mesmo!

4 Dominicanos e franciscanos dominavam a Inquisição.

5 No Brasil também interditou e puniu diversos padres mais ousados, como Leonardo Boff.

Nenhum comentário: